Observatório de Impactos

Blog do Grupo de Pesquisa Observatório de Impactos Ambientais e de Saúde do CNPq

Sobre o Observatório de Impactos

O objetivo do Observatório de Impactos Ambientais e de Saúde é promover estudos interdisciplinares em torno das Políticas Públicas envolvendo as áreas de Avaliação de Impactos Ambientais e da Saúde Baseada em Evidências. Entre seus objetivos específicos estão:

  • Promover estudos interdisciplinares e comparativos envolvendo as áreas de Avaliação de Impactos Ambientais e Políticas Públicas com ênfase no Licenciamento Ambiental;
  • Avaliar agravos relacionados à saúde, por meio da transdisciplinaridade e com enfoque biopsicossocial e ambiental, em métodos epidemiológicos e da saúde baseada em evidências;
  • Avaliar por meio de estudos os impactos da geração de resíduos oriundos de empreendimentos em diversas escalas e a elaboração de metodologias para reaproveitamento desses resíduos como matérias primas alternativas.

 

LINHAS DE PESQUISA

 

1) Linha de Pesquisa 1: “Políticas Públicas e Avaliação de Impactos Ambientais”.

Objetivos: Objetiva-se desenvolver, por meio da adoção e construção de índices e indicadores de sustentabilidade e de ferramentas de georreferenciamento, a avaliação de empreendimentos públicos e privados e a magnitude e alcance de seus impactos físicos, ecossistêmicos e antrópicos. Palavras-Chave: Avaliação de Impactos Ambientais; Políticas Públicas.

 

2) Linha de Pesquisa 2: “Epidemiologia e Evidências em Saúde”.

Objetivos: Objetiva-se, por meio de métodos epidemiológicos e da saúde baseada em evidências, contribuindo para a compreensão da ocorrência, distribuição, diagnóstico e tratamento de determinantes do processo saúde-doença, bem como racionalizando as estratégias de políticas públicas relacionadas ao direito à saúde e suas tecnologias. Palavras-Chave: Saúde Pública; Saúde Baseada em Evidências; Políticas Públicas; Promoção da Saúde.

3) Linha de Pesquisa 3: “Gestão de Resíduos: investigação de potenciais inovadores”. Objetivos: Avaliar por meio de estudos os impactos da geração de resíduos oriundos de empreendimentos em diversas escalas e a elaboração de metodologias para reaproveitamento desses resíduos como matérias primas alternativas. Palavras-chave: Resíduos; Inovação; Matérias-Primas Alternativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: