Quando vi a série fotográfica de Jane Qing, pensei imediatamente no conceito de entropia. Para ser mais claro, exatamente na capacidade que os ecossistemas depois de sofrerem intervenções humanas (que não sejam críticas e que levem em conta sua resiliência) terminam por se “reequilibrar” e modificar a paisagem, retomando características da flora local, caso não exista um organismo invasor que altere a dinâmica ecológica local de forma irreversível.

No caso, Jane Qing registrou uma vila de pescadores na China, especificamente em Shengsi (um arquipélago de mais ou menos 400 ilhas na foz do rio Yangtze), que teve sua vila abandonada “invadida” por uma vegetação que cobriu ruas, casas e toda a infraestrutura urbana da vila de pescadores.

Abaixo a imagem de satélite da ilha onde se encontra a vila de pescadores:

googleearth 3

E agora as fotografias. É de se pensar o que ocorreria com as nossas cidades se, simplesmente, desaparecemos. Vejam por vocês mesmos.

É ou não é impressionante?

Se quiserem também podem ver o vídeo no local.

Acabei me lembrando de um documentário muito legal que assisti no Discovery sobre justamente esse tema: o que aconteceria ao planeta Terra se a humanidade simplesmente sumisse?

A resposta é que os inúmeros ecossistemas da Terra agradeceriam se pudessem, dado o tamanho dos impactos ambientais que produzimos em larga escala.